Antes de mais nada, gostaria de cumprimentar a todos(as) que neste momento, estão lendo esse texto.
13 de Maio de 1950, alguma coisa em especial?
Pra muita gente, não. Mas pra nós, amantes do esporte a motor, um motivo e bem marcante:
- O 1° GP da F1 'moderna' foi disputado
nessa data.

O local escolhido foi Silverstone, um aeroporto da 2° Guerra Mundial, que foi desativado. O traçado era um pouco diferente do atual, existem algumas semelhanças (que você pode conferir clicando na foto abaixo), que eu trarei a vocês em outra oportunidade.

Inscreveram-se para a prova, 26 cavalheiros, entre eles: Fangio, Farina, e Prince Bira.
Porem, apenas 19 alinharam para a corrida.
Farina foi mais rápido na qualificação, com o tempo de 1'50"8 e os outros três Alfas estavam ao lado dele na primeira fila. A segunda fila tinha "B. Bira" numa Maserati e as duas Talbots de Eugène Martin e Yves Giraud-Cabantous. No início da corrida, Farina manteve a liderança com Fagioli em segundo, travando um duelo nas primeiras voltas onde ambos revezaram-se na primeira posição, o que garantiu um belo espetáculo para o público.

Fangio abandonou a prova com problemas no motor enquanto estava na 2 ª colocação. 11 carros abandonaram a prova. Farina venceu, com Fagioli a 2,5 segundos atrás, e um distante Parnell chegou em terceiro, apesar de ter atropelado uma lebre durante a corrida. O primeiro carro não-Alfa Romeo a cruzar a linha foi o de Giraud-Cabantous, em quarto, duas voltas atrás. Príncipe Bira abandonou a prova com um problema de combustível.

E 6 provas depois, o mundo conheceria o 1° piloto a ser campeão do Campeonato Mundial de Fórmula 1.
A semente foi plantada, e colhem os frutos dela até hoje, por meio de nós, que amamos esse esporte.

Abraço a todos!
edit post

Comments

0 Response to '13 de Maio de 1950, começou o jogo.'

Postar um comentário